segunda-feira, 20 de julho de 2009


ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE A

Sei que muita gente anda preocupada com as notícias sobre a Gripe Suína. Algumas recomendações valem para qualquer tipo de gripe, inclusive para este novo vírus. Pois a melhor coisa é ainda a prevenção e estas práticas simples podem ser ensinadas a todos,
mesmo às crianças.

O QUE É ?
Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
A contaminação inicial se deu através de uma mutação que possibilitou que o vírus contaminasse pessoas em contato com porcos infectado.

SINTOMAS
Os sintomas da gripe A são similares aos de outros tipos de gripe:
Febre superior a 38ºC, com aparição repentina
Dor de cabeça intensa
Tosse
Falta de apetite
Dores musculares e nas articulações
Irritação dos olhos e fluxo nasal
Vômitos e diarréia

PREVENÇÃO
Evite contato próximo: Evite o contato com pessoas que estejam doentes. Quando você está doente, mantenha distância das outras pessoas para evitar o contágio. Ele se dá através do ar, de pequeninas gotículas chamadas perdigotos que eliminamos na nossa respiração e no ato de falar.
Fique em casa se estiver doente: Se possível fique em casa, não vá à escola ou ao ambiente de trabalho, não circule no meio de pessoas. Isto também restringe a disseminação do vírus.
Cubra sua boca e nariz: Cubra sua boca e nariz com um lenço quando tossir ou espirrar. Isto pode prevenir a disseminação do vírus ao seu redor.
Lave as mãos: Lavar as mãos com frequência ajuda a proteger você dos germes. Não é necessário nenhum sabão especial para isto.
Evite tocar seus olhos, nariz ou boca: Os olhos, o nariz e a boca são fontes de entrada frequentes para os germes.
Pratique bons hábitos de saúde: Durma bem, seja ativo, controle o estresse, beba bastante líquido, alimente-se de maneira rica e equilibrada.
E só para deixar claro, a gripe não se transmite comendo carne de porco ou derivados e se apresentar qualquer sintoma, não tome remédios sem orientação médica.
FONTE: Agência Nacional de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário